sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Capitu



Nos auges dos meus 15 anos, lia pela primeira vez: Dom Casmurro - Machado de Assis...
Fiquei fascinada com a história de Capitu e Bentinho... Devorava cada página do livro com tamanha avidez que a noite toda minha cabeça doía.

Minha mãe dizia:
-Larga esse livro menina, parece até que o livro vai fugir!
Mas eu não queria... torcia tanto pelo amor puro e singelo das personagens. Até que...
Até que Bentinho finalmente se revela um ciumento sem remédio.
Fiquei furiosa com tamanha desconfiança porque me via na situação de Capitu que tudo fazia para ficar com seu amado, enquanto ele lhe dedicava a cada dia mais amargura e desconfiança.

Não bastasse aquele ciúme infantil, tudo piora com a morte de Escobar...
Uma lágrima...uma lágrima desencadeia tudo aquilo...
Pensava: Como pode ser??? Burro..ela ama você... aiiii..que ridículo...
Eu tinha apenas 15 anos e já defendia fielmente Capitu. O porquê? Talvez porque sempre abominei o ciúme doentio que enxerga além do que o seu coração sequer sonhou...

Reli a obra Machadiana outras vezes... e um dia, caminhando pela Bienal do livro, em BH, descobri um livro: Capitu, memórias póstumas. Não pensei 2 vezes...comprei o livro!
Encantei-me ainda mais por Capitu!
Qual não foi minha alegria ao ver a rede globo (tá, não sou lá muito fã da emissora que manipula em massa) anunciar a minissérie: Capitu.
Não perdi nenhum capítulo (hoje é o último capítulo) e fiquei impressionada com a fidelidade do diretor... se fechar os olhos é como se estivesse realmente lendo Machado de Assis...

A cena que eu mais esperei foi a do primeiro beijo das personagens... não somente pela inocência do beijo, mas também pela forma como aconteceu... Mágico..ainda mais quando se tem 15 anos!

Hoje, 10 anos depois da primeira leitura que fiz da obra me vejo menina novamente.
A trilha sonora deixa tudo ainda mais perfeito e o cenário rico em detalhes não deixa absolutamente nada a desejar, pelo contrário, enriquece a história... dá corpo a minha fértil imaginação!

Capitu:

"Seus olhos foram definidos por José Dias, “Olhos que o diabo lhe deu... olhos de cigana
oblíqua e dissimulada.”
Bentinho, por sua vez, diria “olhos longos e fixos, sombrios.. Olhos de ressaca...com uma força que arrastava para dentro.”
Capitolina, quando ela se apaixona por ela, é uma morena de 14 anos, cabelos grossos amarrados em tranças, mais mulher do que Bentinho é homem. O desejo que desperta é um mistério, um mar de emoções em que o adolescente sonha mergulhar sem sofrer."




Trecho e fotos retirados do site globo.com/capitu

Enfim, não troco livro algum por minisséries ou filmes, mas não resisti a essa em questão. Não me arrependo...
Como diria José Dias, personagem da obra, é uma obra Belíssima e "deliciosíssima" de se ver!

0 rascunharam também: